Durante as aulas deverá ser formada as equipes, cada turma envolvida deverá competir entre si.
FERRAMENTAS BÁSICAS DA GINCANA:
COMPUTADOR;
INTERNET;
CELULAR;
ATIVIDADES:
o MEU MASCOTE;
o HISTÓRIA EM QUADRINHOS;
o INFOGRÁFICOS;
o VÍDEO DOCUMENTÁRIO;
o BOLETIM AMBIENTAL;
o CHARGE AMBIENTAL;
o ATIVIDADE ESPECIAL;
o PARÓDIA;
o TEATRO VIRTUAL;
o MINHA QUARENTENA SUSTENTÁVEL.
ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES:
MASCOTE:
o Cada equipe precisa escolher uma mascote que represente a sua equipe;
o Precisa estar em formato digital e ter correlação com o meio ambiente.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
o A história precisa ter personagens;
o Ser digital;
o Precisa ser colorido;
o Precisa ter falas dos personagens;
o Ter formato de livro;
o Precisa ter capa e nome;
o A identificação dos autores precisa estar na última página, junto com o nome da equipe, , autores, série, e deve constar o nome do projeto “Água Fonte de Vida”
o Precisa ter no MÍNIMO 5 páginas de história (não inclui a capa e identificação final).
o Um enredo (início, meio e fim);
o Apresentar uma mensagem sustentável no seu enredo;
o Precisa ser vivenciada em Salgado;
o Precisa ser original.
INFOGRÁFICO:
o Não pode ultrapassar 1 folha;
o Deve conter orientações em sequência lógica (Início, meio e fim);
o Deve ter imagens;
o Suas temáticas precisam estar correlacionadas ao meio ambiente;
o Precisa ser original;
o Precisa ser digital;
VÍDEO DOCUMENTÁRIO
o Deve ter duração MÍNIMA de 5 minutos e MÁXIMO de 20 minutos;
o Caso o documentário seja gravado pelos participantes precisa ser gravado deitado. Se as imagens forem retiradas da internet precisa que sejam referenciadas nos créditos finais;
o Precisa abordar alguma temática ambiental;
o Precisa informar nos créditos finais a origem das imagens (caso sejam retiradas da internet), nome do editor, participantes, nome da equipe, colégio, série, ano, nome da música e autor/compositor (se houver), nome do projeto “Água Fonte de Vida”;
BOLETIM AMBIENTAL:
o Duração de 1 minuto (Nem a mais, nem a menos);
o Precisa ser original;
o Gravar com o celular deitado;
o Abordar um assunto ambiental informativo e reflexivo;
o Nas gravações, procure um ambiente silencioso e iluminado;
o Precisa estar fardado;
o Busque falar com um tom de voz que seja capaz de ser compreendido;
o Busque abordar temas que façam parte da vida dos salgadenses.
o Seja criativo;
CHARGE AMBIENTAL
o Pode ser confeccionado a mão (desde que depois esteja disponível no formato digital);
o Precisa ser colorido;
o Precisa abordar elementos do meio ambiente presentes em Salgado;
o Busque apresentar uma crítica social;
o Precisa ser original;
ATIVIDADE ESPECIAL
o Essa tarefa visa deixar os participantes livres para expor alguma apresentação, fazer alguma atividade, criar algum objeto que ajude a melhorar o planeta.
o Precisa ser criativa e original;
o Precisa ter correlação com o meio ambiente e a sustentabilidade;
PARÓDIA
o Pegue uma música (que não possua letras ofensivas) e troque a letra da canção por temáticas ambientais.
o Crie uma paisagem de fundo onde deva conter a paródia.
TEATRO VIRTUAL
o No teatro virtual deve-se encenar uma história com temáticas ambientais;
o Busquem ser criativos e bem-humorados;
o Busquem gravar com o celular deitado e em ambiente iluminado e silencioso;
o Criem personagens e os caracterizem com roupas e/ou perucas (Tudo bem caseiro, criativo e divertido);
o Elaborem um roteiro;
o A história precisa conter mais de um personagem;
RECOMENDAÇÕES:
o O cenário do teatro precisa ser dentro de CASA ou nas mediações (frente ou fundo da casa no máximo);
o Cada indivíduo deverá buscar gravar em sua própria CASA e depois juntar com os vídeos dos demais participantes (enviem o vídeo para edição por e-mail, google fotos, google drive etc.. Evitem ir na casa do colega).
MINHA QUARENTENA SUSTENTÁVEL
o Apresente medidas práticas de sustentabilidade que podem ser aplicadas em nossas casas durante a quarentena;
o Grave com o celular deitado;
o O vídeo não pode passar de 3 minutos de duração.
REGRAS GERAIS:
VENCERÁ A EQUIPE QUE CONQUISTAR A MAIOR QUANTIDADE DE PONTOS;
EM CASO DE EMPATE, VENCERÁ A EQUIPE QUE MELHOR PONTUOU NAS RESPECTIVAS ATIVIDADES:
1-vídeo documentário, 2-teatro virtual, 3-minha quarentena, 4 - paródia, 5 – história em quadrinhos, 6 – boletim, 7 – infográfico, 8 – desenho.
A PARTICIPAÇÃO NA GINCANA AMBIENTAL É OBRIGATÓRIA.
APENAS OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DA GINCANA IRÁ RECEBER A PONTUAÇÃO DESSA ATIVIDADE.
PONTUAÇÃO DA GINCANA:
MASCOTE: 0 a 10 PONTO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS: 0 a 20 PONTOS CADA. (MÁXIMO 3)
INFOGRÁFICO: 0 a 10 PONTOS CADA. (MÁXIMO 5)
VÍDEO DOCUMENTÁRIO: 0 a 100 PONTOS
BOLETIM AMBIENTAL: 0 a 15 PONTOS CADA (MÁXIMO 4)
CHARGE AMBIENTAL: 0 a 10 PONTOS CADA (MÁXIMO 5)
ATIVIDADE ESPECIAL: 0 a 20 PONTOS
PARÓDIA: 0 a 30 PONTOS
TEATRO VIRTUAL: 0 a 100 PONTOS
MINHA QUARENTENA SUSTENTÁVEL: 0 a 20 PONTOS
PONTUAÇÃO NAS DISCIPLINAS:
00 – 200 => 1,0 PONTOS;
201 – 300 => 1,5 PONTOS;
301 – 400 => 2,0 PONTOS;
401 – 500 => 2,5 PONTOS.
EQUIPE VENCEDORA + 0,5 EXTRA