O presente projeto busca envolver a comunidade escolar a discutir, refletir e agir em relação aos
problemas socioambientais presentes no município de Salgado- Sergipe, que atingem as
águas superficiais. Por meio de atividades pedagógicas estratégicas da educação
ambiental, de forma interdisciplinar envolvendo os componentes
curriculares como: Artes, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Redação e
Educação Física, auxiliam a desenvolver as múltiplas competências e
habilidades exigidos para o desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem do ensino fundamental – anos finais, que correspondem as séries do
6º ao 9º ano, que contempla os alunos dentro de uma faixa etária entre 11 a 15
anos.
Devido a necessidade de
promover transformações no ambiente de estudo foi criado o projeto “Água fonte
de Vida”, que possibilitou aos estudantes uma aproximação dos conteúdos
trabalhados em sala de aula com os elementos modificadores da paisagem do
município de Salgado . Por meio da realização de tarefas como teatro, história
em quadrinhos, maquetes e mapas, exerceram o objetivo das Ciências Ambientais
de envolver o cotidiano na reflexão do global, onde buscou promover a
sensibilização da comunidade escolar em propor melhorias ou mecanismos que
minimizassem a degradação ambiental que afetam as águas.
Para divulgar e
compartilhar as atividades pedagógicas e incentivar aos demais professores e
instituição de ensino do município de Salgado a aderirem a iniciativa
sustentável foi desenvolvido o blog Água Fonte de Vida, que utiliza de recursos
midiáticos como ferramenta de ensino e de interação com a comunidade, que
possibilita a aquisição de conhecimento e reflexão da qualidade ambiental que
vem comprometendo a qualidade de vida dos salgadenses.
Desse modo, o estudo visa
promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem, por meio do uso de
ferramentas educacionais de baixo custo, e acessível a sua execução em
instituições de ensino que não possua uma infraestrutura e recursos tecnológicos
avançados, onde possibilita trabalhar atendendo as habilidades e competências da
BNCC (Base Nacional Comum Curricular), de forma interdisciplinar, que possibilita a promoção da mobilização
social e modificação da realidade local.