O ano letivo de 2020 dos estudantes do Centro Educacional Modelo em Salgado iniciou com a realização de uma atividade de campo pelo ambiente urbano e rural do município, com intuito de apresentar as transformações na paisagem potencializadas pelas atividades econômicas que promovem alterações na dinâmica socioambiental. A aula contou com a participação dos professores de Ciências, Educação Física, Língua portuguesa e Artes.
A aula de campo iniciou com um aquecimento corporal na praça Maria Helena, onde o professor de Educação Física conduzia as orientações sobre a importância de cuidar do corpo e da saúde, os cuidados que eram necessários para percorrer caminhos irregulares, a importância da hidratação do corpo e os cuidados com a pele ao estar expostos aos raios solares.
Após o aquecimento corporal, os estudantes foram direcionados ao rio Piauitinga que margeia a sede municipal de Salgado, onde foram apresentados os impactos ambientais promovidos pelo desmatamento nas margens do rio, potencializando a erosão por meio do pisoteio do gado, acentuando o assoreamento dos rios.
Estudantes na ponte do rio Piauitinga na sede de Salgado.
Fonte: SILVA, 2020.
Fonte: SILVA, 2020.
O rio Piauitinga promove o abastecimento hídrico de parte da população salgadense, e de cidades vizinhas como Lagarto, Poço verde e Simão Dias no centro-sul sergipano.
Durante o percurso, os educandos puderam visualizar a dinâmica das atividades econômicas rurais, que em Salgado, constitui basicamente pela produção agrícola, com destaque para o cultivo de laranja e mandioca, além da produção agropecuarista de bovinos e caprinos. Essas atividades promovem o desmatamento da cobertura vegetal nativa para a implantação da produção, condicionando a exposição do solo aos agentes erosivos que transportam os sedimentos e os nutrientes do solo para áreas mais rebaixadas como os rios e riachos, deixando-os mais rasos.
A atividade de campo permitiu que os estudantes chegassem ao marco zero do município de Salgado, a estação ferroviária, onde por volta do final do século XIX moradores do município de Estância conseguiram trazer a linha férrea para a região onde hoje é Salgado. O fluxo de pessoas e mercadorias nessa áreas contribuiu para o aumento das instalações residenciais que possibilitaram o crescimento da Vila, que logo conseguiu se consolidar como município, tornando-se independente de Boquim.
Atualmente, a estação ferroviária de Salgado está em ruínas, sua estrutura física está desmoronando pela falta de manutenção, onde a qualquer momento pode chegar a desmoronar e levar consigo sua significância e contribuição histórica para a formação do município.
A atividade de campo finalizou seu percurso de 5 Km na praça Senhor do Bonfim no centro da cidade, onde foi trabalhado pelo professor de Educação Física sobre a falta de acessibilidade nas calçadas das cidades, elementos que dificultam a locomoção das pessoas, principalmente dos idosos e crianças que são considerados os grupos mais suscetíveis a sofrerem acidentes.
Dessa forma, a atividade de campo possibilitou aprender sobre a história da cidade de Salgado, visualizar na paisagem as principais atividades econômicas no ambiente rural e urbano, assim como, as irregularidades ambientais que potencializam a redução da qualidade de vida. A participação dos professores permitiram que a todo instante, diferentes temáticas fossem trabalhadas ao longo do percurso, colaborando com o ensino interdisciplinar vivenciado pelo aluno no dia-a-dia.