Ferramentas manuais como maquetes permite aproximar os educandos do meio ambiente por meio do uso de ferramentas que promovem uma educação reflexiva e crítica das irregularidades sociais. As temáticas abordadas pelos estudantes nas maquetes foram: os desmatamentos nas margens dos rios, a poluição das águas superficiais, as atividades agrícolas e pecuaristas e os impactos ambientais, como visto a seguir:
Alunos que representaram os impactos das atividades rurais nas águas de Salgado.
Fonte: SILVA, 2019.
Maquete sobre os impactos rurais nas águas de Salgado.
Fonte: SILVA, 2019.
Alunas que representaram os impactos do desmatamento nas águas dos rios.
Fonte: SILVA, 2019.
Maquete sobre os impactos rurais provocado pelo desmatamento.
Fonte: SILVA, 2019.
Maquete sobre os impactos rurais provocado pela pecuária.
Fonte: SILVA, 2019.
Maquete sobre os impactos rurais provocado pela mineração.
Fonte: SILVA, 2019.
O resultado da construção das maquetes em sala de aula conseguiu atingir o objeto de possibilitar identificar os problemas ambientais e promover a discussão e reflexão da ação humana no meio ambiente.
Por meio das apresentações dos trabalhos foram discutidos os problemas abordados, assim como, foram gerados sugestões que podem ser colocadas em prática, e que promovam a diminuição das irregularidades ambientais, como o reflorestamento das matas ciliares, o rodízio do gado nas áreas de pastagens para que diminuísse o pisoteio dos animais nas margens dos rios, evitando a erosão e o assoreamento dos corpos hídricos. Assim como, o consórcio de cultivares nas áreas agrícolas para evitar as pragas e a exposição dos solos.
Materiais utilizados:
- isopor;
- tinta guache;
- papel emborrachado;
- argila;
- pincel;
- tesoura;
- cola quente;
- cola branca;
- papelão;
- caneta;
- lápis de cor;
- bonecos de plástico,;
- palito de picolé.
Número de aulas utilizadas: 8
Conteúdos que podem ser trabalhado:
- Artes plásticas;
- impactos ambientais;
- hidrografia;
- atividades econômicas;
- ecossistemas;
- cadeia trófica;
- saúde humana.