Aula de Campo

2020:

AULA DE CAMPO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS DE SALGADO

O ano letivo de 2020 dos estudantes do Centro Educacional Modelo em Salgado iniciou com a realização de uma atividade de campo pelo ambiente urbano e rural do município, com intuito de apresentar as transformações na paisagem potencializadas pelas atividades econômicas que promovem alterações na dinâmica socioambiental. A aula contou com a participação dos professores de Ciências, Educação Física, Língua portuguesa e Artes. 

A aula de campo iniciou com um aquecimento corporal na praça Maria Helena, onde o professor de Educação Física conduzia as orientações sobre a importância de cuidar do corpo e da saúde, os cuidados que eram necessários para percorrer caminhos irregulares, a importância da hidratação do corpo e os cuidados com a pele ao estar expostos aos raios solares. 

Aquecimento corporal na praça Maria Helena em Salgado.
Fonte: SILVA, 2020.

Após o aquecimento corporal, os estudantes foram direcionados ao rio Piauitinga que margeia a sede municipal de Salgado, onde foram apresentados os impactos ambientais promovidos pelo desmatamento nas margens do rio, potencializando a erosão por meio do pisoteio do gado, acentuando o assoreamento dos rios.

Estudantes na ponte do rio Piauitinga na sede de Salgado. 
Fonte: SILVA, 2020. 

O rio Piauitinga promove o abastecimento hídrico de parte da população salgadense, e de cidades vizinhas como Lagarto, Poço verde e Simão Dias no centro-sul sergipano.

A importância do rio Piauitinga para Salgado
SANTOS, 2020.

Durante o percurso, os educandos puderam visualizar a dinâmica das atividades econômicas rurais, que em Salgado, constitui basicamente pela produção agrícola, com destaque para o cultivo de laranja e mandioca, além da produção agropecuarista de bovinos e caprinos. Essas atividades promovem o desmatamento da cobertura vegetal nativa para a implantação da produção, condicionando a exposição do solo aos agentes erosivos que transportam os sedimentos e os nutrientes do solo para áreas mais rebaixadas como os rios e riachos, deixando-os mais rasos.

A paisagem rural de Salgado e suas atividades econômicas.
SANTOS, 2020.

A atividade de campo permitiu que os estudantes chegassem ao marco zero do município de Salgado, a estação ferroviária, onde por volta do final do século XIX moradores do município de Estância conseguiram trazer a linha férrea para a região onde hoje é Salgado. O fluxo de pessoas e mercadorias nessa áreas contribuiu para o aumento das instalações residenciais que possibilitaram o crescimento da Vila, que logo conseguiu se consolidar como município, tornando-se independente de Boquim.

Estudantes sob os trilhos do trem em Salgado, Sergipe.
Fonte: SILVA, 2020.

Atualmente, a estação ferroviária de Salgado está em ruínas, sua estrutura física está desmoronando pela falta de manutenção, onde a qualquer momento pode chegar a desmoronar e levar consigo sua significância e contribuição histórica para a formação do município.

Estação ferroviária de Salgado, Sergipe.
Fonte: SILVA, 2020.

A atividade de campo finalizou seu percurso de 5 Km na praça Senhor do Bonfim no centro da cidade, onde foi trabalhado pelo professor de Educação Física sobre a falta de acessibilidade nas calçadas das cidades, elementos que dificultam a locomoção das pessoas, principalmente dos idosos e crianças que são considerados os grupos mais suscetíveis a sofrerem acidentes.

Praça Senhor do Bonfim, Salgado, Sergipe.
Fonte: SILVA, 2020.

Dessa forma, a atividade de campo possibilitou aprender sobre a história da cidade de Salgado, visualizar na paisagem as principais atividades econômicas no ambiente rural e urbano, assim como, as irregularidades ambientais que potencializam a redução da qualidade de vida. A participação dos professores permitiram que a todo instante, diferentes temáticas fossem trabalhadas ao longo do percurso, colaborando com o ensino interdisciplinar vivenciado pelo aluno no dia-a-dia.

2019:

AULA DE CAMPO: IMPACTOS AMBIENTAIS RURAIS EM SALGADO

As atividades produtivas têm colaborado com aumento dos impactos socioambientais no ambiente urbano e rural. Dessa forma, a visita de campo buscou apresentar aos educandos as degradações ambientais e a construção de uma troca de conhecimentos a respeito da realidade do município em que vivem. O percurso consistiu em caminhar entre a sede municipal de Salgado e o povoado Tombo, onde na primeira etapa, apresentou-se as diferentes paisagens e os impactos socioambientais no ambiente rural que afetam a dinâmicas natural das águas.

Observação da paisagem rural em Salgado
SANTOS. Luzelanie. 2019.

Foi possível perceber que a paisagem tem como predominância no uso de suas terras a agricultura e agropecuária, onde foi debatido com os estudantes como essas atividades econômicas propiciam o aumento do desmatamento da vegetação nativa e corroboram com as alterações no meio ambiente do município de Salgado. Foi a partir da observação da paisagem que se demonstrou a variação da vegetação, locais onde era possível identificar resquícios de mata atlântica, com a presença de árvores secundárias, assim como, áreas desmatadas e degradadas. Esse contraste na paisagem permitiu afirmar que a organização do espaço ocorre de forma heterogênea e o relevo, por meio dos seus variados índices de declividade, são os principais elementos naturais condicionantes pelos diferentes usos do solo.

Aula sobre a dinâmica da paisagem de Salgado.
SANTOS, Luzelanie. 2019.

No ambiente da zona rural salgadense, além do desmatamento foi possível ser observado as práticas irregulares de descarte de resíduo sólidos a céu aberto nas margens das estradas que interligam os povoados a sede do município. A Prefeitura da cidade realiza a coleta do lixo dois dias por semana na sede municipal e nos povoados, mesmo assim, a população insiste em manter exposta a poluição doméstica que atingem os corpos hídricos e passam a disseminar doenças de origem hídrica, como leptospirose, verminoses e esquistossomose.

Descarte irregular do lixo no ambiente rural de Salgado
SANTOS, Riclécio. 2019.

Durante a visita de campo, foi possível dialogar a respeito da poluição advinda dos povoados mais populosos de Salgado e da sede municipal que atingem os corpos hídricos, em muitos casos, desaguando no rio Piauitinga, que se une ao rio principal, o Piauí, seguindo o seu curso até chegar na sede do município de Estância, que posteriormente encerra o seu trajeto no oceano atlântico, dessa forma conclui-se que, as degradações ambientais podem afetar regiões cada vez mais distantes do local de origem

Resto de construções nas margens das estradas
SANTOS. Riclécio, 2019.

A aproximação dos educandos com o meio ambiente no município de Salgado é de extrema importância para compreender como as relações sociais locais colaboram para entender as dinâmicas nos mais diversos ambientes presentes no mundo.

Água Fonte de Vida

Água Fonte de Vida

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Água Fonte de Vida - AFV | Powered by
MICHAEL ANTONYNE