Por estar localizado numa região com abundância de água, tanto superficiais quanto subterrâneas, Salgado ficou conhecida como a “Cidade das águas”. O programa Giro Sergipe exibido na TV Sergipe, destacou por toda a sua história as águas movimentam a economia do município e que agora o desafio é a preservação das nascentes, córregos, riachos e rios que existem de Norte a Sul do município.
Anne Samara voltou à região e desta vez visitou alguns dos povoados onde é feito um trabalho de mapeamento de locais com potenciais turísticos.
“A gente faz um trabalho de conhecer e cada dia está descobrindo coisas novas. Nesse conhecer a gente interliga pessoas, equipamentos turísticos e trabalhamos alguns eixos, como por exemplo o ecoturismo e no intuito de preservar. Se somos a cidade das águas, temos que ser conhecidos também por ser a cidade que mais cuida das águas”, explica Guedes.
Um dos povoados visitados foi Riachão Teté. “De base agrícola, o povoado fica na divisa com o município de Estância e conta com poucos moradores e grandes belezas”, comenta a apresentadora do Giro Sergipe. E em uma pequena trilha dentro da Mata Atlântica, ela descobre uma curiosidade pouco conhecida das pessoas.
Uma pedra famosa na cultura indígena conhecida como pedra "coruba", de propriedades terapêuticas, de acordo com o conhecimento que vem dos povos originários. A região é rica nesta pedra, pouco conhecida das pessoas.
“Coloca a água para ferver, quando estiver bem quente mantem a pedra dentro e o calor vai soltar os vapores com as propriedades que desinflamam, bom para pancada”, conta o aposentado Manoel Pedral, sobre o “funcionamento” do minério. Ele costuma acompanhas grupos de visitantes pela trilha, entre eles muitos estudantes.
Já em outro povoado, Camboatá, às margens do rio Piauí, no Sul de Salgado, Anne Samara visita uma nascente que fica entre os povoados Moendas e Abóbora. Ela descobre que camboatá é um nome que homenageia uma planta e um peixe de mesmo nome, presentes na região. Para descobrir outras curiosidades, reveja o programa na íntegras, e gratuitamente, no Globoplay.
Fonte: TV Sergipe - TV Globo - Globoplay - AFV Salgado.

