segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Culminância do projeto Água Fonte de Vida - 2023.

O projeto “Água Fonte de Vida” em 2023 apresentou a gincana ambiental como atividade educacional vinculada aos componente curriculares de Geografia, Ciências, História, Arte e Língua Portuguesa, possuindo como objetivo promover atividades reflexivas sobre o uso das águas e a sustentabilidade do meio ambiente, guiando os discentes a pensarem, refletirem suas condutas com o ambiente em que vivem ao criarem conteúdos que incentivam a adoção de práticas sustentáveis ao longo da construção do ser social.

Os participantes atenderam as orientações do edital projeto e utilizaram da criatividade para o cumprimento das atividades propostas neste projeto educacional. A culminância do projeto contou com a participação de jurados compostos por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, professores e secretários educacionais.


      Há abertura do evento contou com a presença da diretora do Centro Educacional Modelo que enfatizou a importância do projeto para construção do cidadão planetário.

COMPOSIÇÃO DAS TAREFAS:

 TAREFA 1 – Elaboração de uma Atividade sensorial com água que explore a dinâmica da água na Natureza (precipitação, evaporação, infiltração, vazão…). A atividade deve privilegiar o emprego de materiais naturais, preparada para o ar livre. 

 Critérios:

 1 – Significância para o desenvolvimento da consciência ecológica;

2 - Estímulo à curiosidade;

3 – Contextualidade;

4 – Criatividade.












TAREFA 2 – Realizar uma exposição fotográfica em um corpo d’água (Lagoas, rios, ribeirões, riachos...), (solicitamos que a atividade seja realizada pelo(a) aluno(a)) que capture um instante de beleza cênica, da vida animal ou da conexão homem-natureza. A exposição deverá ocorrer presencialmente no dia da culminância do projeto, e o mesmo deverá estar disponível digitalmente por meio do Adobe Spark.

 Critérios:

 1 – Criatividade;

2 – Singularidade da cena;

3 – Qualidade técnica (enquadramento, foco…).88









TAREFA 3 – A equipe deverá produzir uma “reportagem” sobre o tema “o mal uso da água” (desperdício, contaminação da água entre outros) no ambiente escolar ou no entorno dela. A reportagem deve ter duração máxima de 5min, com tomada de cenas do cotidiano e/ou locais em que ocorra o problema, incluindo uma entrevista (moradores ou pesquisadores ou funcionários do serviço público relacionado à questão) e um conteúdo que apresente as consequências e o desrespeito à Legislação ambiental.

OBS: A filmagem deverá ser feita com o aparelho celular na posição horizontal. 

Critérios:

 1 – Roteiro do vídeo (envolve a criatividade dos takes propostos);

2 – Conteúdo da matéria (envolve trazer informações alinhadas ao tema);

3 – Imagens (envolve a variedade de cenários).


TAREFA 4 – Produção de uma obra de arte (escultura, figura ou imagem) com o lixo recolhido nas imediações dos rios em Salgado (se o deslocamento até lá for complicado, pode ser substituído pelo lixo recolhido nas imediações da escola, na comunidade de modo geral), que possa comprometer o escoamento da água pelo sistema de drenagem urbana que transmita um alerta sobre os danos ambientais. 

 Critérios:

 1 – Criatividade;

2 – Originalidade da ideia;

3 – Mensagem da obra.

Jarro de flores aéreas.
Jarro de flores aéreas.
Fantasia de sereia com tampinhas de refrigerantes.
Brinquedo de girafa com vasos de leite.
Brinquedo de "encassapar a bola" de garrafa pet.
Foguete de garrafa pet.

TAREFA 5 – Produzir uma maquete que mostre uma ação humana que cause danos à qualidade e à quantidade da água no rio Piauitinga ou noutro reservatório de água de Salgado (enfatizar a importância das águas subterrâneas no Ciclo Hidrológico).

 Critérios:

 1- Criatividade;

2 – Beleza artística;

3 – Pertinência da problemática;

4 – Domínio na exposição.
















TAREFA 6 – Reaproveitar itens do dia a dia que seriam descartados e dar uma nova funcionalidade, uso, função, que resulte na redução de resíduos sólidos no meio ambiente.

Critérios:

1 – Criatividade;

2 – Grau de utilidade;

3 – Pertinência da problemática;

Jogo de pebolim com caixa de sapato. 
Jogo de pebolim e cofre de guardar dinheiro de garrafa pet.
Porta joias de embalagens de papel.
Cofre de guardar dinheiro com lata.
Vaso de planta com vasilha de sorvete.
Vasos de plantas e regadores com garrafas pet. 
Jogo de boliche com garrafas pet.
Porta - lápis com plástico e eva.
Porta - lápis com vasilha de plástico.
Carrinho com garrafa pet.
Porta - lápis com embalagens de leite.
brinquedos com garrafas pet.

TAREFA 7 – Produzir infográficos (um em cartolina, e em formato digital), sobre a importância da conservação das águas de Salgado, ou que destaque os impactos socioambientais como reciclagem, desmatamento, saneamento básico, erosão e assoreamento etc.

 Critérios:

1 – Beleza artística;

2 – Pertinência da problemática;

3 – Mensagem da obra.












TAREFA 8 – Produzir um clipe musical, utilizando o recurso da paródia, que enfatize os problemas ambientais, como a poluição, queimadas, contaminação das águas, redução da biodiversidade etc.

 Critérios:

 1 – Beleza artística;

2 – Pertinência da problemática;

3 – Mensagem da obra;

4 – Qualidade do som e da imagem;


TAREFA 9 – Declamação de uma poesia que aborde o meio ambiente.

 Critérios:

1 - Fidedignidade e identificação do poema: indicar o nome do autor e o título do poema antes de iniciar a declamação.

2 - Compreensão e interpretação: a interpretação do poema deve respeitar os significados dos versos, a pronúncia das palavras, e a pontuação. Nesse critério, também se avalia o uso da voz quanto à entonação necessária para dramatizar o poema de forma coerente aos sentidos trabalhados pelo poeta.

3 - Postura cênica e dicção: a gesticulação deve acompanhar a recitação. Os gestos não devem ser muitos, nem exagerados, devendo ser coerentes à interpretação e compreensão do poema.






















TAREFA EXTRA – Realizar uma ação socioambiental transformadora da realidade, que pode ser de baixo, médio ou longo prazo, como replantio de árvores, coleta  de utensílios para a reciclagem, arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas para doações. A ação realizada deverá ser executada e registrada por meio de vídeos ou fotos.

As tarefas extras resultaram na doação de brinquedos, roupas, rações para animais de ruas, e plantio de árvores. 

Durante a culminância do projeto foi possível diagnosticar o desempenho das equipes, colaboração entres os participantes, e principalmente o registro das ações educacionais apresentadas a comunidade escolar.  


É possível afirmar que projetos educacionais socioambientais buscam valorizar a potencialidade dos discentes, estimular a criatividade, fixar os conteúdos ministrados em sala de aula e pode vê-los na sua prática, deixando sua reflexões e ensinamentos na busca pela mudança da racionalidade ambiental e na harmonia entre o homem e a sociedade.
 

Água Fonte de Vida

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