TAREFA 1 – Elaboração de uma Atividade sensorial com água que explore a dinâmica da água na Natureza (precipitação, evaporação, infiltração, vazão…). A atividade deve privilegiar o emprego de materiais naturais, preparada para o ar livre.
Critérios:
1 – Significância para o desenvolvimento da consciência ecológica;
2 - Estímulo à curiosidade;
3 – Contextualidade;
4 – Criatividade.
TAREFA
2 – Realizar uma exposição fotográfica em um corpo d’água (Lagoas, rios, ribeirões, riachos...), (solicitamos que
a atividade seja realizada pelo(a) aluno(a)) que capture um instante de beleza
cênica, da vida animal ou da conexão homem-natureza. A exposição deverá
ocorrer presencialmente no dia da culminância do projeto, e o mesmo deverá
estar disponível digitalmente por meio do Adobe Spark.
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Singularidade da cena;
3 – Qualidade técnica
(enquadramento, foco…).88
TAREFA
3 – A equipe deverá produzir uma “reportagem” sobre o tema “o mal uso
da água” (desperdício, contaminação da água entre outros) no ambiente escolar
ou no entorno dela. A reportagem deve ter duração máxima de 5min, com tomada de
cenas do cotidiano e/ou locais em que ocorra o problema, incluindo uma
entrevista (moradores ou pesquisadores ou funcionários do serviço público
relacionado à questão) e um conteúdo que apresente as consequências e o
desrespeito à Legislação ambiental.
OBS:
A filmagem deverá ser feita com o aparelho celular na posição horizontal.
Critérios:
1 – Roteiro do vídeo (envolve a criatividade dos takes propostos);
2 – Conteúdo da matéria (envolve
trazer informações alinhadas ao tema);
3 – Imagens (envolve a variedade de cenários).
TAREFA
4 – Produção de uma obra de arte (escultura, figura ou imagem) com o
lixo recolhido nas imediações dos rios em Salgado (se o deslocamento até lá for
complicado, pode ser substituído pelo lixo recolhido nas imediações da escola,
na comunidade de modo geral), que possa comprometer o escoamento da água pelo
sistema de drenagem urbana que transmita um alerta sobre os danos
ambientais.
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Originalidade da ideia;
3 – Mensagem da obra.
TAREFA
5 – Produzir uma maquete que mostre uma ação humana que cause danos à
qualidade e à quantidade da água no rio Piauitinga ou noutro reservatório de
água de Salgado (enfatizar a importância das águas subterrâneas no Ciclo
Hidrológico).
Critérios:
1- Criatividade;
2 – Beleza artística;
3 – Pertinência da problemática;
4 – Domínio na exposição.
TAREFA
6 – Reaproveitar itens do dia a dia que seriam descartados e dar uma nova
funcionalidade, uso, função, que resulte na redução de resíduos sólidos no meio
ambiente.
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Grau de utilidade;
3 – Pertinência da problemática;
TAREFA
7 – Produzir infográficos (um em cartolina, e em formato digital), sobre a
importância da conservação das águas de Salgado, ou que destaque os impactos
socioambientais como reciclagem, desmatamento, saneamento básico, erosão e
assoreamento etc.
Critérios:
1 – Beleza artística;
2 – Pertinência da problemática;
3 – Mensagem da obra.
TAREFA
8 – Produzir um clipe musical, utilizando o recurso da paródia, que enfatize os
problemas ambientais, como a poluição, queimadas, contaminação das águas,
redução da biodiversidade etc.
Critérios:
1 – Beleza artística;
2 – Pertinência da problemática;
3 – Mensagem da obra;
4 – Qualidade do som e da imagem;
TAREFA
9 – Declamação de uma poesia que aborde o meio ambiente.
Critérios:
1 - Fidedignidade e identificação do poema: indicar o nome do autor e o título do poema antes de iniciar a declamação.
2 - Compreensão e interpretação: a
interpretação do poema deve respeitar os significados dos versos, a pronúncia
das palavras, e a pontuação. Nesse critério, também se avalia o uso da voz
quanto à entonação necessária para dramatizar o poema de forma coerente aos
sentidos trabalhados pelo poeta.
3 - Postura cênica e dicção: a
gesticulação deve acompanhar a recitação. Os gestos não devem ser muitos, nem
exagerados, devendo ser coerentes à interpretação e compreensão do poema.