O teatro de fantoche é uma ferramenta pedagógica que permite aos educandos colocarem a sua criatividade na elaboração de histórias e na formulação de personagens, colaborando com o desenvolvimento intelectual. Dessa maneira, o teatro de fantoches emite aprendizados que a arte do teatro lúdico exige, pois permite explorar as experiências de vida dos educandos e transformá-las em uma mensagem crítica referente a temática socioambiental.
Os construtores do teatro de fantoches desejavam que os personagens interagissem com as crianças que assistiam à encenação, por isso, a todo instante solicitavam que o público ajudasse a resolver as problemáticas ambientais abordadas na história dando a possibilidade de juntos poderem construírem diferentes finais alternativos para os personagens.
O tópico escolhido para ser abordado na encenação foi sobre os impactos socioambientais propiciados pelo desperdício da água nas residências domésticas, onde o objeto era de alertar o público que ações individuais negativas como o desperdício e a poluição colaboram com aumento dos problemas que atingem toda a comunidade.
O teatro de fantoche permitiu atrair especialmente aqueles educandos que se sentiam desconfortáveis ao se exporem em público. O fantoche permitiu que esses alunos tivessem o contato com público de forma indireta, e assim, se sentiram seguros para transmitir a mensagem da sustentabilidade para o público.
Alunos participantes do teatro de fantoches
Fonte: SILVA, 2019.
O teatro de fantoches, apresentado pelos alunos é uma ferramenta que possibilita dialogar de forma lúdica os conhecimentos adquiridos na sala de aula e na vida. O teatro de fantoche permite que sejam trabalhados diversos temas ambientais como desmatamento, poluição, sustentabilidade, resíduos sólidos, agrotóxicos e o agronegócio. A atividade tende a proporcionar aos estudantes a reflexão sobre o futuro do planeta, abrindo possibilidades para a realização de uma abordagem interdisciplinar que englobam conhecimentos das disciplinas de Artes, Sociedade e Cultura, Literatura e Geografia, que permitem contemplar a interpretação do espaço sob diferentes percepções de mundo a partir dos contextos locais e globais.